EDUCAR OS SEUS FILHOS SEM DRAMA

7 09 2008

 

·         Comece cedo – dê-lhe a noção de responsabilidade quando tiver 2 anos não permitir que parta as coisas propositadamente, faça com que ele a ajude a arrumar os brinquedos, aos 3 anos dê-lhe tarefas de pequena importância, como ajudar a por a mesa ou a esvaziar o cesto de papeis.

 

·         Dê-lhe rotinas – É bom utilizar as mesmas palavras e os mesmos rituais para deitar, para levantar e para dar banho e para a comida e fazer isso tudo na mesma ordem e na mesma hora, porque tudo isto faz com que a criança veja um mundo mais previsível ordenada e simples

 

·         Já mais ceda a uma birra – ou todo o trabalho que teve vai por água abaixo, tem de lhe explicar porque não pode lhe ceder a essa birra

 

·         Elogie e dê reforços positivos – quando a criança vai tomar banho os pais dão um relógio para a incentivar e para respeitarem as horas, se fizer tudo direitinho dar uma semanada maior, elogiarem as coisas que ele faz, por exemplo por a mesa para o jantar antes que os pais cheguem…

 

·         Use sanções sempre que precisar – as sanções devem ser poucas, claras e imediatas e inflexíveis. Os pais devem estar sempre em sintonia nunca se desautorizem um ao outro. A voz deve ser calma e baixa. Não ameace sempre que a põem de castigo senão a sanção perde a força.

 

·         Não perca a cabeça – As bofetadas e palmadas não são pedagógicas á outros métodos menos humilhantes.

 

·         Eduque para a bondade – Mais do que regras é preciso valores e formação cívica “ensina-la a ser boa pessoa”.

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: