COMO ACALMAR AS CÓLICAS DO SEU BEBÉ

4 09 2008
  • Os primeiros 3 a 4 meses de vida, são um período em que é comum o bebé sofrer de cólicas, devido à quantidade de alimentos que precisa de ingerir para aumentar o seu crescimento e o peso nesses primeiros meses, o que pode provocar indegistões e gases.
  • Além disso se o bébé está a ser amamentado pode ter cólicas devido aos alimentos que a mãe consome.
  • Para evitar essas cólicas a mãe deve evitar alimentos agressivos, nomeadamente os lacticínios, o chocolate, o pepino, os pimentos, os citrinos, as favas, os brócolos a cebola e tudo o que tenha cafeína ou refrigerantes.
  • Para ajudar o bebé quando está com cólicas a mãe deve evitar STRESS porque eles sentem e afecta-os, depois deve tentar ajuda-lo massajando a barriga ou aconchegando-o com um saco de água quente sobre a barriga. No dia-a -dia é importante perceber, se o bebé se sente melhor e mais confortável com música calma ou se prefere estar num ambiente silencioso e com luz fraca para saber como agir nos momentos de maior aflição do se bebé.

Se quiser saber mais sobre a alimentação adequada para grávidas e bébés clique no meu blog http://saiba-viver.blogspot.com


Ações

Information

13 responses

11 11 2008
raquel santos

o meu bebe tem colicas quase durante 24h/dia. Tem muita dificuldade em adormecer, e qd o consegue ao fim de 30 minutos acorda a chorar e a esticar as pernas, muito vermelho e contraido. No total não dorme mais do que 6h/dia. Nada o consola. Passa grande paete da noite a “puxar” e a fazer ruidos esquesitos! neste momento já está com 2 meses e é asssim desde que nasceu. Gostaria que alguem me ajudasse! Será isto normal?

29 04 2012
Flavia

meu bebe(desculpe nao acentuei pq estou no ipad) tem 2 meses e tbm estava com os mesmos sintomas, nossa eu nao dormia e ja estava exausta. O pediatra dela passou flagas eum calman p ela dormir. Este ea base de passiflora ou seja, maracuja e maravilhoso ela esta dormindo super bem.

23 09 2012
giredo

que pediatra

12 11 2008
triskele

Olá Raquel,
Bom se o seu bebé sofre de colicas o melhor, e seguir algumas das dicas do meu blog, mas parece que as colicas do seu bebé são fortes, deve consultar o Pediatra para ele poder administrar alguma coisa que o ajude.
As cólicas nos bébes são uma reacção ao funcionamento dos intestinos e aos alimentos que ingerem, já que na barriga da mãe os intestinos não trabalham da mesma forma.
Pode haver uma nessecidade de trocar o leite que ele esta a beber, por um mais fraco.
Mas só o pediatra do seu bébé vai saber lidar com isso.
Deve de recorrer a ele o mais breve possível.

Atentamente,
Triskele

27 01 2009
Sofia

O meu Manuelito também tinha bastantes cólicas. Felizmente o meu pediatra falou me no aero-om. Agora dou lhe umas gotinhas faço lhe uns carinhos a as cólicas desaparecem!

30 03 2009
Rute Santos

Diz no seu artigo que os bebés sentem o stress das mães e que isso é péssimo para as cólicas. É realmente assim, porque quando eu me sentia mais stressada a minha Maria parecia ainda ficar pior das cólicas. Agora mantenho-me sempre tranquila e fiquei fã do Aero-OM, são umas gotas maravilhosas super eficazes para combater as cólicas.

11 08 2009
idilio

Oie.Sou papai á 5 dias ,é a minha primeira filha.Grande parte do dia ela ate consege dormir,mas aí ela sente a dorzinha e se estica e se torçe muito energeticamente acompanhado de um choro crescente.A mamae nao tem leite materno e daí usarmos suplemento recomendado pelo medico.Penso e me teem dito que as colicas poderao devido ao adptar do leite lata ao organismo,pois torna o funcionamento instestinos dificil.Quando o caso chega a praticament um dia sem sujar fralda e as dores nao acalmam aí se aplica o BEBEGEL e pouco tempo depois sai uma muda de fralda.e a bebe fica tranquila,ou por hras ou por apenas minutos.é dificil escutar o choro e saber ke nada +se pode fazer…nigem disse k is ser facil ne?!

29 01 2010
MAGDALENE & MARCOS SÁ

BOA NOITE!!!
MEU FILHO TEM 14 DIAS E ESTA SENTINDO MUITA COLICA, E TBM GOLFA MUITO. ARROTA BEM E QUERIA SABER O MOTIVO DE TANTA COLICA. ME AJUDEM AGUARDO RESPOSTA
MEU NOME É MAGDALENE BOAVENTURA

30 08 2012
Marcela

O sistema gastrointestinal do bebe ainda é imaturo e, como os movimentos peristalticos ainda não estão bem ritimados, pode vir a desenvolver os gases que dão a dor de cólica. Minha bebe estava com muitos gases também e a pediatra pediu que desse Motilium (1 gota para cada quilo) antes das mamadas que fizesse referencia ao café, almoço e jantar, passou também Mylicon Antigases (4 gotas de 8/8h), troquei o Nan que antes era o Confor pelo Nan HA. Essa coisas resolveram o problema e hoje ela solta muitos punzinhos.

17 11 2011
Claudete Rocha Silva Rosa

ola minha bebe tem dois meses e sente muita colica,evito todos os alimentos que possa aumentar essa dor,mas parece que nada resolve.Nos ultimos dias ela passa praticamente 14/15 horas acordada isso e normal,ela e muito faminta e quer passar a maior parte do tempo no peito,chega doer os mamilos de tanto que ela puxa sera efeito da colica.Quando poderei intercalar a mamadeira ja que daqui a tres meses voltarei a trabalhar.

21 11 2011
Aline

olá meu filho esta com 4 meses e chora muito dia e noite ,eu acho que é muita colica ele solta muito gases e faz coco todos os dias eu dou simeticona 7 gotas ele pesa 6,200k mas nao faz eveito nao sei mas o que fazer estou super cansada me ajude ja levei no pediatra e nada.

3 01 2012
triskele

olá, o seu desespero é natural, mas nestes casos só o pediatra pode ajuda-la a ter uma solução.
Fale com o médico sobre o leite ou papas que o seu filho está a comer e ver se o médico descobre.

5 05 2014
keilly oliveira

tenho uma sobrinha de 15 dias, ela chora muito durante a noite, minha irmã fica desesperada, eu a ajudo da seguinte forma; faço o bebê arrotar, depois faço uma massagem suave e a coloco sobre meu peito cantando música de ninar. um ambiente calmo proporciona um alívio da dor.

Deixe uma Resposta

